Abdominoplastia

Abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza dos músculos da região abdominal.

Estrias

Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há remoção de pele.

Duração

A cirurgia dura em torno de 2h a 3h e o período de internação é de 24h após a realização do procedimento.

A parede abdominal é formada de pele, tecido gorduroso e musculatura. Cada abdominoplastia é minuciosamente planejada, analisando o formato geral do corpo.

É realizada uma incisão horizontal acima dos pelos pubianos, e através dela, o cirurgião tem acesso aos músculos abdominais, que podem ser aproximados caso estejam afastados, deixando a parede abdominal mais firme.

O tecido flácido que cobre o músculo abdominal é puxado para baixo e removido, deixando o abdômen firme e bonito, além do umbigo ser reposicionado em seu local original através de um novo orifício, cuja incisão fica escondida na própria cicatriz umbilical.

O tamanho da cicatriz será determinado pelo grau de flacidez do abdômen. Quando o paciente apresenta pouco excesso de pele, o tamanho de incisão é menor, muito parecida com o tamanho da cesária, técnica conhecida como mini-abdominoplastia. Já nos casos em que há grande flacidez de pele, a cicatriz é maior. Porém fica escondida na marca dos trajes de banho.

O uso de dreno pode ser necessário para remoção de líquidos que se formam abaixo da pele, facilitando a cicatrização e promovendo uma recuperação mais rápida. Ele é retirado nos dias seguintes à cirurgia, conforme cada caso.

A lipoaspiração é muitas vezes associada à abdominoplastia para retirar aquela gordura localizada, proporcionando assim um melhor contorno corporal. As cicatrizes amadurecem e vão ficando menos visíveis com o passar do tempo, podendo levar alguns meses para o resultado final.

O uso de cinta modeladora é imprescindível no pós-operatório ajudando a remodelar o novo formato do abdômen, diminuir o acumulo de líquidos e também acelerar a recuperação através da compressão da região operada. Nos primeiros dias, o paciente deverá manter sua postura curvada para não comprometer os pontos. Ao dormir, também devera manter a posição curvada, com o auxilio de travesseiros debaixo dos joelhos e nas costas. Sessões de drenagem linfática e ultrassom aceleram a recuperação, melhorando a cicatrização interna.